Resenha: A Ilha dos Dissidentes - Bárbara Morais


Sibyl Varuna não é normal, ela descobre que é uma mutante logo depois de sobreviver a um naufrágio de um navio. Por ser uma mutante, Sibyl será transferida para uma cidade nova, Pandora - uma cidade própria para os mutantes - e será levada para uma nova família, que conhecemos assim que chega lá, eles são: Tomás, Rubi e DimitriDepois de chegar a Pandora, tudo parece tão perfeito, tão calmo, uma vida incrível, com comida farta, muito conforto e uma segurança impecável. Nada de guerra, tiros ou bombas, como acontecia a todo momento em sua antiga cidade, Kali, a zona de guerra.

Neste mundo criado pela autora, as pessoas são divididos em duas partes, a parte de mutantes e a parte não-mutantes. Outro detalhe, os mutantes são obrigados a usar uma roupa amarela, ou uma roupa que tenha algo amarelo, para que os "normais" reconheçam. Meio bizarro isso. Por que não tratar um mutante de forma igual? Este é o governo em A Ilha dos Dissidentes.

Como eles costumam meio que separar os mutantes e não-mutantes, Sybil vai para uma escola cheia de pessoas como ela, onde constrói algumas amizades e aprende a controlar seu poder, com ajuda de especialistas.

Histórias com mutantes te lembram o que? X-men, claro! E como eu sou um fã de X-men, fiquei super animado quando soube que este livro se tratava de personagens com superpoderes e coisas do tipo. Tenho medo de quando fico muito animado antes de ler algum livro, medo de me decepcionar e da história ser chata, mas sério, fiquei tão animado e a história é tão boa, que eu acho que foi melhor (bem melhor) do que pensei que seria! A Bárbara é uma autora estreante, e em nenhum momento isso deixa transparecer, ela soube escolher cada palavrinha do que escreveu, a leitura flui demais, e quando você vê já está na página 150 rsrs.
Outra coisa que não poderei deixar de comentar aqui, é o mundo que a autora criou, que na minha opinião foi super original e empolgante.


Você se vê junto a Sibyl dentro do livro, e olha que são poucos os livros que fazem isto com a gente, então para as pessoas que tem algum preconceito ou algo do tipo com autores nacionais, leiam este livro, e depois venham comentar comigo se essa "fama" de autores brasileiros é realmente real.

Conforme a leitura vai fluindo, você vai conhecendo mais os personagens, se apegando mais a eles (uma dica, não se apeguem tanto!) :P. No final do livro eu já considerava a personagem uma "amiga". Dá pra perceber também que cada personagem vive uma história diferente, uma vida e problemas diferentes, e isso é uma coisa muito boa de se ver, que há diversidade em cada personagem, e quando você conhece mais de cada um vai se tornar impossível não se apegar kkkkk. Sorry.

Espiem este quote da conversa de Sibyl com uma amiga:
“Ava, se você for ouvir tudo que as pessoas esperam de você, vai viver a vida que elas querem. Várias pessoas vão achar que você é só músculo e nenhum cérebro, mas você tem de se perguntar se isso é real. A impressão que elas têm de você não é a verdade. Não é o respeito delas que vai fazer você melhor ou pior! O que os outros acham de você não a define, e sim como você se vê, a forma como pensa de si mesma.”
Outro ponto que devo falar pra vocês é que mesmo a trama tendo vários jovens/crianças isso não atrapalha em momento algum, muitas pessoas pensam que jovens em livros "mais" adultos não dão muito certo, eu discordo, pois mesmo eles sendo jovens a gente vai vendo que vão amadurecendo a cada página, que se conhecem melhor e a mentalidade vai crescendo junto com o personagem.
Só digo uma coisa, há várias e várias questões a serem resolvidas no próximo livro, guerra a ser aprofundada, questões sociais, governo e um exército que recruta crianças anômolas (mutantes) para participar de ações perigosas... E pensa numa pessoa que está ansiosa demais para ler o segundo, este sou eu!!

Meu Deus que resenha gigantesca, finalizando só digo para se prepararem para uma aventura FANTÁSTICA! O livro é perfeito gente, há as partes que dá vontade de dar risadas, as sacadas incríveis dos personagens, as partes de tensão e as partes de muita, muita ação mesmo!

E aí? Vai querer conhecer mais sobre os anômolos e o mundo distópico? Não perca essa!
Sibyl e Andrei <3 fofura demais gente!


Classificação: 
*Livro cedido em parceria com a editora

20 comentários:

  1. Oi Paulo,

    Você fez uma ótima resenha, vou dar uma conferida nesse livro quando tiver tempo maior.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo.
    Também gosto muito dos X-men e acredito que vou gostar muito desse livro. Sua resenha está ótima. Parabéns! De vou ler esse livro. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo!

    Eu adoro distopias, e esse livro à la X-Men me parece ser muito legal! Ótima dica!

    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro,no começo nem dei nada pra ele,mais quando comecei a ler me apaixonei pela história. To super louca de ansiedade esperando pelo último livro
    http://estanteutopica.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Amei esse livro quando eu li, é super empolgante e inteligente amei demais!
    A barbara escreve mto bem mesmo!
    Bjs Paulo , adorei o post!
    - Yasmyn

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    A primeira vez que ouvi falar desse livro foi pela própria autora, eu conheci a Barbara quando eu morava em Brasilia, e fiquei super curiosa para ler.
    Depois comecei a ouvir comentários legais, a ler resenhas, e a curiosidade só aumentou.
    Agora eu tenho que ler esse livro..kkkk

    Parabéns pela resenha
    Beijos
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oieee, Paulo. Tudo bem?
    Eu conheci esse livro na última Bienal, logo que saiu a sequência. Várias pessoas já me indicaram, mas confesso que não sabia do que se tratava até ler sua resenha. E gente! Esse livro é muito minha cara. KKKK. Fiquei super curioso para ler a série. Obrigado pela dica e parabéns pela resenha, está incrível!

    Abraços,
    Leonardo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um ótimo livro. No início fiquei um pouco com o pé atrás por causa dessa história de mutante, achei estranho, mas quando você disse que a autora construiu um mundo comecei a me interessar mais. Gosto quando os autores criam um novo mundo e nos sentimos transportados para dentro dele.
    Fiquei curiosa para conhecer Pandora :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu quero ler esse livro há MUITO tempo, adoro a temática mutante (no sentido poderes) e quando vi que esse livro foi lançado fiquei doido para comprar. Contudo, ultimamente eu estou evitando começar novas séries que não tenham todos os livros publicados, principalmente por serem de autores nacionais, pois, cansei de começar uma série e quando questiono sobre a continuação eles sempre falam que não vão mais publicar pois as editoras decidiram assim. Poxa, e a gente, como fica? ¬¬

    Achei interessante essa premissa de separar os mutantes e não mutantes, é o que difere a história dos X-men, pois aqui eles não se escondem, eles são abertos pra sociedade e elas tem que deal with it! HAHAHAHA

    Gostei muito da resenha.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Desde que minha colunista resenhou esse livro no blog que eu estou mega ansiosa para lê-lo, e parece que depois disso só vejo resenhas positivas sobre ele. Com certeza irei lê-lo sim, nem que eu tenha que espremer minha listinha de leituras ... kkkk

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  11. Oláá
    Poxa, parece uma leitura muito interessante para quem gosta de poderes, heróis e essas coisas, infelizmente acho que para mim não funcionaria, mas arriscaria se tivesse oportunidade.
    Ótima resenha e que bom que gostou do livro.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ooooooi,

    Cara cada resenha desse livro me deixa morrendo de vontade de ler!
    Gostei de saber da escrita da autora, principalmente por ser a obra de estreia dela, acho que ela começou muito bem.
    Fiquei bem curiosa e como tenho parceria com a editora, vou tntar solicitar :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Caramba, não sei porque faz tanto tempo que li uma distopia.
    Sério, esse gênero me deixa abobalhada de tão perfeito que é. Acho genial a forma como os autores conseguem criar mundos estranhos e complexos, tão cheios de detalhes... Aff, haha.
    Adorei sua resenha, tenho curiosidade em ler esse livros desde o lançamento. E a autora tem o mesmo nome que eu <3
    Prometo que na próxima ida a livraria trago essa beleza pra casa.
    Amei sua resenha. Suas 05 estrelas me deixaram ainda mais curiosa.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barb, please, compre o livro sim, é muuuuito bom mesmo!! Estes mundos distópicos me deixam pirados também ahsuahus. Vale muito a pena ser lido!
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá =)

    Já li esse livro e achei sensacional *_* Quero muuuuuuito a continuação, mas estou esperando uma mega promoção do Submarino, porque foi assim que adquiri o primeiro. Adorei a escrita, o tema, enfim, o livro é incrível demais! Todos precisam conhecê-lo. Adorei a resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Paulo! Esse livro não me chama tanto a atenção, mas você falou tão bem dele que acho que darei uma chance! Bom saber que todos os elementos são bem dispostos, assim como há grande amadurecimento por parte dos personagens. Adoro quando eles crescem junto com a história! Este ano tentarei ler mais nacionais e esta me parece uma ótima opção. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Paulo, tudo bom?

    Bárbara Morais é um das autoras que vem ganhando um grande espaço como escritora aqui no Brasil, o que me deixa bastante feliz, a muito tempo estou querendo ler esse livro e o resto da trilogia, que todo mundo está gostando, adorei a sua resenha, ressalvou vários pontos da obra.


    Beijos,
    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Paulo!
    Eu já vi resenha desse livro em outros blogs, e devo confessar que não me atraiu muito.
    Mesmo você afirmando tantos pontos positivos e as particularidades de cada personagem, não sei se o leria.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  18. hahaha acredite, quando li a sinopse pela primeira vez também pensei no X-Man!
    Gosto muito de distropias e fico super feliz de ver um nacional, ainda mais com tantos elogios quanto o da Barbara.
    Encontrei a autora na ultima bienal do rio e ela é uma fofa. Só me deixou com mais vontade de ler o livro.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Já ouvi falar muitas vezes desse livro, mas nunca tinha parado pra procurar sobre o que ele fala e to surpresa que se parece com X-men, hahahaha. Adoro distopias e achei muito interessante essa mistura que a autora fez com seres fantásticos!
    Adorei a sua resenha, fiquei curiosa pra ler o livro e conferir por mim mesma se a autora consegue nos envolver assim, hahah.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir