Resenha: Fortaleza Digital - Dan Brown

                                         livro fortaleza digital


A inteligente Susan Fletcher seria apenas uma mulher comum com um QI alto se não fosse seu emprego. Afinal, ser chefe da área de criptografia da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos não é tarefa para qualquer um. E operar o supercomputador mais caro do mundo também não é algo que se consegue todo dia.

Susan Fletcher se considera sortuda por ter conseguido, com muito esforço e dedicação, ser a responsável pelo precioso TRANSLTR - a incrível máquina capaz de decodificar qualquer criptograma lançado na web.

Ao longo dos anos, o fantástico computador decodificava e-mails e páginas na rede, dissecando cada dado e informação à procura de algo que significasse perigo para os Estados Unidos. Desvendando todos os e-mails cifrados e codificados de terroristas e bandidos, a Agência de Segurança Nacional havia sido capaz de impedir inúmeros golpes e ataques.

O TRANSLTR era um completo sucesso.



No entanto, o maior orgulho da Agência de Segurança Nacional era também seu maior segredo: Ninguém podia saber da existência da máquina que, sem nenhum pudor, bisbilhotava todas as conversações e arquivos secretos de todas as pessoas e governos do mundo.

O TRANSLTR era infalível... Ou seria, se não fosse pelo antigo funcionário demitido da Agência que decidiu criar algo para inutilizar a máquina: um sistema de criptografia tão poderoso, que mesmo o computador mais caro do mundo não poderia decifra-lo.

Fortaleza Digital é o nome que foi dado a esse sistema de criptografia indecifrável.

Agora, cabe a Susan impedir que os responsáveis pelo Fortaleza Digital divulguem para o mundo o código de acesso para executar o sistema. Porque, se o sistema vier a público, todos os bandidos, terroristas e hackers do mundo inteiro terão privacidade para tramarem seus roubos, ataques e invasões sem que a Agência de Segurança Nacional fique sabendo.

O sistema Fortaleza Digital não pode existir. Precisa ser destruído. E rápido.

Nem tenho muito a falar. Dan Brown é Dan Brown, e isso não tem preço.

Reviravoltas marcam cada capítulo, diálogos inteligentíssimos que, para entender, é preciso ler e reler com muita atenção. É um banho de conhecimento e concentração para qualquer um que quer ler uma ficção envolvente e extremamente realista.

Como todo livro do Dan Brown, não há distinção entre vilão e mocinho.

O ponto de vista do suposto “vilão” é tão bem explicado que você acaba torcendo por ele. Tudo remete à ideia de que, no mundo, todos são vilões e mocinhos ao mesmo tempo. Suspeito que Dan Brown seja fã da frase do Lord Voldemort: “Não existe o bem e o mal, só existe o poder, e os que são fracos demais para consegui-lo.”.

Cada trecho do livro faz você imaginar se é real ou não, já que tudo é descrito de forma bem realista. Embora Fortaleza Digital tenha sido rotulado como sendo ficção, tenho que admitir que é uma ficção estranhamente real. É como se você fosse cruzar com um membro da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos andando por aí... Pior, é como se o computador TRANSLTR estivesse bisbilhotando mesmo cada e-mail que você manda.

Para entender o quanto Fortaleza Digital é envolvente e genial, só mesmo lendo e entendendo as reviravoltas fenomenais que só Dan Brown é capaz de formular...

21 comentários:

  1. AMO os livros do Dan Brown, mas não sei porque esse não foi um que me agradou.

    Beijos, Amanda.
    http://aiamanda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, dos livros que eu li dele, esse também não é meu favorito, mas gostei mesmo assim.
      Bj

      Excluir
  2. Eu sou muito fã de Dan Brown, tenho e li todos os seus livros. Mas embora eu considere todos eles geniais, esse foi o que menos curti!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não li todos os livros do Dan Brown, mas realmente achei esse muito bom... Mais fácil de compreender do que os outros livors dele, embora seja menos pomposo e tal...
      Bjss

      Excluir
  3. Adoro os livros do Dan Brown. Com certeza vou querer ler esse tbm.
    Fe
    www.nossasaquarelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. sou louca pra ler esse livro, parece ser muito bom!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. eu to louca atras desse livro eu mandei o moço da livraria comprar para mim vou pegar amanhã já !
    quero muito ler ele. Seguindo
    http://mundorealdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da forma em que você escreveu sobre o livro, me interessei vou correr traz do meu !!! rsrsr

    Abraços!!
    http://belezacomart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro do Dan Brown, também nunca me chamou a atenção.
    http://amandastale.blogspot.com.br/
    http://amandasmakeandclothes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mesmo ler para saber se é bom ou não, mas se não te chamou a atenção é pq outros gêneros te agradam mais... Espero que encontre o livro certo ;)
      bj

      Excluir
  9. Eu li esse livro faz algum tempo, ele é muito bom!
    bjs
    http://neguinhadocabeloduro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também gostei bastante, embora tenha muitas críticas
      Bj

      Excluir
  10. Engraçado, este foi o meu primeiro livro tenho uma grande gosta por ele adoro de paixão <3 :D !!!

    ResponderExcluir
  11. Acho que Dan brown teve uma visão sobre Snowden, KKKK estou no começo do livro, mas até agora me parece muito parecido com o caso snowden !

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é incrível, não sei porque tem tantas reprovações!! Também fiz uma resenha dele e citei sua resenha no fim do post, confere aqui > leitoresporamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir